Sueca Roxen faz parceria com a Arc XP e o The Philadelphia Inquirer

Matt Boggie, Diretor de Tecnologia e Produto no The Philadelphia Inquirer.

The Philadelphia Inquirer, 801 Market St.

O The Philadelphia Inquirer, um dos jornais de maior prestígio dos EUA, escolheu como parceira para modernizar a sua produção gráfica a empresa sueca de software para a internet Roxen. “Estamos enfocados em fazer uma coisa – e fazemo-la tão bem que se destaca mundialmente”, afirma Per Östlund, CEO da Roxen.

O The Philadelphia Inquirer foi fundado em 1829 e é considerado como um dos jornais de maior prestígio dos EUA. Ao passar para uma nova era, enfocada na produção gráfica eficiente e de qualidade, a empresa de comunicação social decidiu fazer equipa com a Roxen e o moderno módulo de impressão desta, o Portal Editorial Roxen.

“A Roxen irá ajudar-nos a criar um melhor produto, de forma mais rápida e simples, que resultará em apresentações noticiosas mais criativas e num processo muito mais eficiente. A nossa principal prioridade foi escolher uma solução comprovada que se adequasse aos nossos sistemas e ao nosso fluxo de trabalho. Ao avaliar a Roxen, ficou claro que a equipa tinha trabalhado com inúmeros editores, que entendia perfeitamente as particularidades da produção gráfica e que estava desejosa de continuar a desenvolver o produto com base no feedback do utilizador“, diz Matt Boggie, Diretor de Tecnologia e Produto no The Philadelphia Inquirer.

“Centrada em ser o fornecedor perfeito”

Desde há quase cinco anos, a Roxen tem feito equipa com a Arc XP, um departamento do The Washington Post. A Arc XP desenvolve mais de 1900 sites em todo o mundo, sendo um deles o do The Philadelphia Inquirer.

“As editoras que preferem o digital, como o The Philadelphia Inquirer, têm como meta fornecer uma experiência de produto excelente em todas as plataformas, incluindo nas publicações impressas. A Roxen destaca-se nessa área, oferecendo uma produção gráfica perfeita para editoras na Arc XP, graças à grande integração dos nossos produtos“, afirma Matthew Monahan, VP de Produto na Arc XP.

“Somos uma empresa pequena, e poder-se-ia pensar que tal seria uma desvantagem para nós, mas é precisamente o contrário. Estamos totalmente centrados em ser o fornecedor perfeito no que se refere às ferramentas de produção gráfica. A impressão continua a ser extremamente importante para muitas empresas de comunicação social em todo o mundo“, diz Per Östlund.

“Quanto maior o desafio, melhor”

A Roxen, fundada em Linköping em meados dos anos 90 do século 1994 por um par de pioneiros suecos da internet, lançou várias plataformas de gestão de conteúdos ao longo dos anos. O Portal Editorial Roxen está agora a ser usado em perto de uma centena de jornais diferentes na Escandinávia, Europa, América Latina e EUA. O The Philadelphia Inquirer é, até ao momento, o maior cliente da Roxen no que se refere a alcance, circulação e número de funcionários na redação.

“A Roxen irá simplificar em muito a maquetagem básica, a revisão de provas e os acertos que ocorrem todos os dias. A grande maioria das nossas maquetagens é linear, pelo que simplificar essa via principal do fluxo de trabalho foi um fator de sucesso vital para o projeto. Contudo, a integração simples com o Adobe InDesign permite à nossa equipa criar paginações complexas e bonitas apresentações, sem necessidade de recorrer a um fluxo de trabalho alternativo para projetos especiais“, diz Matt Boggie do The Inquirer.

“O The Philadelphia Inquirer é, na realidade, o nosso parceiro mais exigente até ao momento, mas adoramos clientes exigentes. Estamos no negócio das tecnologias e resolvemos problemas – quanto maior o desafio, melhor. O facto de o The Inquirer ter, após um longo processo de avaliação, escolhido esta parceria prova que não há clientes demasiado grandes para a Roxen“, conclui Per Östlund.

Eficiência, flexibilidade e controlo

O Portal Editorial Roxen ajuda as organizações noticiosas a aumentar a eficiência e minimizar o trabalho manual dispendioso no processo diário da produção gráfica, sem sacrificar os elevados padrões relativos ao controlo editorial e de qualidade.

“Durante a última década, os executivos das empresas de comunicação social acreditavam que não precisavam de modernizar os seus sistemas de produção gráfica, uma vez que se previa o desaparecimento dos jornais impressos. Porém, essa teoria provou estar errada, repetidamente, em todo o mundo. A impressão continua a ser vital por diversas razões: criar relevância, aumentar as receitas, aperfeiçoar a marca. Na Roxen, investimos em tecnologias modernas para elevar a fasquia da impressão“, diz Per Östlund.

Alguns dados sobre a Roxen AB

A empresa de software Roxen foi fundada em Linköping por um par de pioneiros da internet, em meados dos anos 90 do século XX. Desde então, a Roxen desenvolveu várias plataformas editoriais e de gestão de conteúdos, com clientes na Escandinávia, Europa, América Latina e EUA. A empresa tem cerca de 20 funcionários e tem o seu escritório principal em Linköping, na Suécia.

Alguns dados sobre o The Philadelphia Inquirer

Desde 1829, o The Philadelphia Inquirer tem “feito perguntas em nome da população” fornecendo jornalismo essencial para as comunidades diferenciadas da região de Filadélfia. O The Inquirer, uma entidade com fins lucrativos para benefício público, propriedade do Instituto Lenfest – entidade sem fins lucrativos –, produz peças jornalísticas galardoadas com Prémios Pulitzer, que mudam as vidas e conduzem a reformas duradouras, chegando a um público crescente de mais de 10 milhões de pessoas por mês. “Num estado livre, deveria sempre haver um inquiridor que fizesse perguntas em nome da população.” — John Norvell, cofundador do Inquirer.

Alguns dados sobre a Arc XP

A Arc XP é uma plataforma de experiência digital baseada na nuvem, líder no setor, e um departamento do The Washington Post. Hoje em dia, a plataforma desenvolve mais de 1900 sites em todo o mundo, chegando a mais de 1,5 mil milhões de utilizadores individuais cada mês.